terça-feira, 17 de maio de 2011

FotoBarragem, um ano de amor a fotografia

Como toda história de amor, a do FotoBarragem não poderia ser diferente. Tudo começou em uma bela tarde de domingo.



Projeção 3D durante o FotoBarragem, em Abril de 2011


Inspirados pelo calor da primeira reunião da Rede dos Produtores Culturais da Fotografia Brasileira – RPCFB, em Maio de 2010, que acontecia perto da Ermida Dom Bosco. Fomos, eu, Roberto Castello e Sérgio Almeida tomar uma cervejinha e curtir o pôr-do-sol na churrascaria da barragem. Em plena curtição daquele clima e da bela e histórica arquitetura do local, tivemos o prazer de conversar e trocar idéias com o Fabio, filho do Sr. Calixto, proprietário da Churrascaria Paranoá, a preferida de JK.
 
E foi nesse clima e nessa conversa que nasceu o FotoBarragem. A pergunta inicial – o que fazer em um lugar tão significativo e belo? De imediato veio a resposta – trazer a fotografia para o seu ambiente! Não deu outra! Nascia, juntamente com a RPCFB, o FotoBarragem, como um espaço aberto para a fotografia e para o encontro dos fotógrafos e amantes das artes visuais. E, ainda, com o objetivo de ajudar o Fabio e seu pai a manter esse espaço histórico e patrimônio cultural de Brasília.

Convite do primeiro FotoBarragem
De lá para cá, a história foi se formando. Os primeiros encontros sucederam-se a encontros maiores, com a participação de fotógrafos da cidade e os que por aqui passavam. O público foi se diversificando com a participação do pessoal do teatro, de músicos, de fotógrafos amadores e amantes da fotografia, surpreendendo a todos com a presença de alunos, donos de restaurante, e um sem número de aficcionados na fotografia e nas artes.

Hoje, o FotoBarragem se consolida no calendário cultural da cidade. Sempre na última quinta-feira do mês. O encontro acontece de forma democrática e participativa, onde a “estrela da noite” é quem chega com seu pendrive e coloca o nome na lista. Todos participam em igualdade, todos apresentam suas fotos, seus videos, fazem suas intervenções. E todos ganham em interação, em troca de conhecimentos e em novas experiências.
 
Essa é a principal singularidade do FotoBarragem, ser um espaço aberto para que todos cheguem e apresentem seus trabalhos, interagindo e trocando com os fotógrafos presentes, amadores, profissionais, estudantes ou simplesmente amantes da fotografia.

Preparação para o Fotoescambo
Às projeções fotográficas, somaram-se o fotoescambo, com o varal fotográfico e a troca de fotografias. E a projeção on-line, iniciada com o fotografo Palê Zupanni que fez a sua apresentação via skype, do quarto do hospital onde está internado, iniciando uma nova forma de interação e troca via internet.

Já foram realizadas três projeções on-line, seguindo o princípio da participação aberta e levando o FotoBarragem para além das fronteiras da cidade, permitindo que colegas de outros estados participem e interajam com fotógrafos brasilienses.

Projeção on line do Bruno Domingos, fotógrafo do Rio de Janeiro
O evento chega a um ano mais maduro, porém ainda um jovem que tem muito a aprender e a realizar.

Eraldo Peres
Lente Cultural



Nenhum comentário:

Postar um comentário