segunda-feira, 31 de maio de 2010

Energias Renovadas no Encontro da RPCFB

Brasília foi palco, nesse fim-de-semana, do encontro nacional da Rede dos Produtores Culturais da Fotografia Brasileira - RPCFB. A rede "nasce" renovando os ânimos e a energia de todos. Foram mais de 150 produtores culturais reunidos em nove grupos de trabalhos, discutindo desde as questões das políticas públicas até o formato da rede, das questões do direito autoral até a economia da fotografia.

No domingo, último dia do encontro, com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, do Secretário Executivo do MinC Alfredo Manevy e do Diretor de Artes Visuais da FUNARTE Ricardo Resende, foi realizado o encerramento do encontro com a apresentação de mais de 200 propostas geradas pelos grupos.

Comum a opinião de todos, o encontro, além de produtivo em seus trabalhos, significa um momento histórico para a fotografia brasileira. Abaixo, alguns momentos do encerramento do encontro da Rede, com fotos de Sérgio Almeida da Lente Cultural.





Sincretismos

Mesmo após o fim da escravidão e o Estado laico-republicano, o negro vivia – e vive de certa forma até hoje – sob a condição tácita de comungar do credo católico. E aprendeu, assim como todo brasileiro mestiço, a acender uma vela para o santo e outra para o orixá. Ou ainda, no sincretismo mais clássico, a acender uma única vela para um santo-orixá, com características próprias de duas matrizes, com lógicas e dinâmicas completamente diversas, quando não antagônicas entre si.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Considerado o principal fotógrafo oitocentista do país.


Marc Ferrez retratou cenas de períodos do império português no Brasil e do início do regime republicano. Foi considerado o principal fotógrafo oitocentista do país.

http://veja.abril.com.br/galeria-de-imagens/marc-ferrez-563834.shtml

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Interior da Rocinha (RJ) revelado em Exposição Fotográfica

Fotos:
http://entretenimento.uol.com.br/album/favelaavista_leviricardo_rj2010_album.jhtm?abrefoto=1#fotoNav=1

Texto:
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2010/05/14/exposicao-favela-a-vista-revela-o-interior-da-comunidade-da-rocinha.jhtm

O "lado bom" da favela da Rocinha (RJ) é o tema da exposição fotográfica "Favela à Vista", que será inaugurada neste domingo (16) em um bar na zona sul carioca. A mostra é assinada por Levi Ricardo, 27, nascido e criado na comunidade. As fotografias mostram a rotina da favela, como crianças brincando, moradores produzindo grafite, além de vistas noturnas.

Inicialmente, 12 fotografias serão expostas, mas a ideia é que este número aumente com o tempo. A visitação é gratuita e os trabalhos de Levi ficarão no local por tempo indeterminado. Um dos destaques da mostra é uma panorâmica que envolveu a montagem de três imagens. "Quis mostrar o privilégio dos moradores da Rocinha de poderem desfrutar de uma vista tão linda. De um lado, vemos a Pedra da Gávea e a praia de São Conrado e, do outro, o Cristo, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Praia de Ipanema e o Arpoador", conta.


"FAVELA À VISTA", POR LEVI RICARDO
Quando
: a partir de 16 de maio de 2010 (domingo). A mostra ficará em cartaz por tempo indeterminado
Onde
: Espaço JB (antigo Espelunca Chic) - rua Jardim Botânico, 129, Jardim Botânico, Rio de Janeiro-RJ; de terça a domingo, das 16h até o último cliente
Quanto:
Grátis
Informações:
0/xx/21/2286-2111